Luz, dignidade e conexão: 60 lares, mais de 300 vidas transformadas na Amazônia
Começar um novo ano é também olhar para a trajetória que nos trouxe até aqui e reafirmar os compromissos que seguem guiando nossos passos. Desde 2006, o Projeto Saúde & Alegria atua na Amazônia promovendo desenvolvimento, bem viver e dignidade para comunidades tradicionais. Em 2025, a AMC Soluções em Energia teve a oportunidade de se somar a essa história, e iniciar o ano com uma experiência que conecta propósito, responsabilidade e impacto real.
Em muitas regiões da Amazônia, ainda há famílias que vivem sem o direito básico de ter luz. Onde o nascer e o pôr do sol definem os limites do dia, a ausência de energia elétrica significa também ausência de oportunidades, de conforto, de saúde e de acesso à informação. É impossível não se emocionar com as histórias vivenciadas na região do Tapajós-Arapiuns, no Pará. Estar ali, ver de perto o impacto que a chegada da energia causa, é entender que o que se acende não é apenas uma lâmpada, é uma nova perspectiva de vida.
A AMC Soluções em Energia esteve presente nessa missão e pôde sentir de perto o que significa levar dignidade, conforto e possibilidades a famílias que hoje têm, pela primeira vez, acesso à eletricidade. Foram 60 residências iluminadas por meio de sistemas solares, beneficiando mais de 300 pessoas em comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas da Amazônia. Essa ação é resultado da parceria entre a AMC, a Schneider Electric com o projeto Business With Empathy (BwE), o Projeto Saúde & Alegria (PSA) organização que há 40 anos atua transformando realidades e promovendo o bem viver na floresta.
São mais de 2 milhões de pessoas que ainda não tem acesso à energia em nosso país, e essa energia limpa chegou a lares que, até então, dependiam de geradores a diesel e outras soluções precárias. A energia solar transformou o cotidiano: famílias agora podem conservar alimentos e vacinas, estudar à noite, realizar consultas por telemedicina e manter o contato com o mundo por meio da internet.
Uma nova relação com o tempo e com o futuro. Entre as histórias que marcaram essa nova realidade está a de uma gestante, apresentada na série especial sobre recuperação dos biomas brasileiros, exibida pelo Jornal Nacional, que mostrou a chegada da energia solar em áreas remotas da Amazônia. Ela pôde ter acompanhamento e parto em condições mais seguras graças à eletricidade. São vidas reais, agora iluminadas por esperança.
A presença da AMC nesse território criou uma conexão que gera não só energia, mas uma nova perspectiva de vida digna. Uma parceria com a Schneider Electric e o PSA que impacta vidas, fortalece territórios e mostra, na prática, como ações de ESG fazem diferença quando saem do papel e chegam às pessoas. Em um momento em que o mundo discute a transição energética justa e o futuro sustentável da Amazônia, ações como essa mostram o poder da cooperação e da responsabilidade social em movimento.
Quando a energia chega, ela ilumina lares, mas também acende caminhos, de dignidade, saúde e pertencimento.









